quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Hummer?

Não é preciso uma razão lógica para ter um, assim como não é preciso ter uma razão também ela lógica para ter um Lamborghini ou um Bugatti. Muitas são as frentes de onde a Hummer sempre teve que enfrentar ambientalistas e duras criticas em relação aos consumos dos modelos da marca. Grandes consumos e elevadas emissões de CO2 são as manchetes de todos os textos que abordam este assunto. Mas eu pergunto-me, e os outros supercarros? Os carros de alta cilindrada que atingem velocidades estonteantes?
Esses carros, com consumos iguais ou mesmo superiores aos de um Hummer, e que em muitos casos com emissões de CO2 também elevadíssimas, já ninguém refere nos seus graves mas curtos e desinformadas desabafos.A classe de carros que referi, onde se encontram quase todos os Lamborghini, Maybachs e Ferraris, oferecem com os mesmos consumos que um Hummer, nada mais do que apenas grandes velocidades e desenvolvimentos do carro. Na maioria das estradas mundiais os limites de velocidade nem permitem que se desfrute realmente do potencial destes carros, onde para tais comportamentos se rouba na visibilidade e espaço nos carros e onde na maior parte das vezes quem realmente os guia a grandes velocidades em estradas públicas não tem mãos para estes mesmos. Um Hummer, com os mesmos consumos, oferece espaço, conforto, muita segurança, capacidades TT e "estilo", assim como quem compra muitos dos supercarros. O melhor, é que o que o Hummer oferece dá para usufruir na margem da lei e só torna o ambiente que o rodeia num ambiente mais seguro. Um Hummer se bater faz moça sim, mas também um Ferrari que vá dos o aos 100 em 5 segundos, onde e como a maior parte dos condutores faz questão de mostrar a quem o rodeia. Do Hummer H1 foram apenas feitas 12.000 unidades tornando-o num carro exótico, quase de colecção, daí não ser usado todos os dias e ter tão poucas unidades. O H2, que mesmo assim já tem consumos mais racionais, gasta tanto como muitos dos grandes BMWs e Mercedes  da classe M e AMG que têm muitas mais unidades a circular. No entanto parece que ninguém canaliza a sua raiva e frustrações em relação à poluição ambiental para estes carros, mas sim apenas para carros como o Hummer. Se for para observarmos com racionalidade, um Hummer torna-se mais prático e por si só racional, que um supercarro.
Não tenho nada contra os carros de excelência como Lamborghinis e Ferraris, mas prefiro gastar 30 l/100km num Hummer que me oferece espaço, conforto, capacidades TT, segurança e "estilo" em vez de gastar num carro que dá 300km/h e que se lhe der o devido uso acabo sem carta ou num acidente envolvendo alguém inocente. Por isso sim, fico-me pelo Hummer. FM

Hummer, Like Nothing Else

1 comentário:

  1. Mas atenção! Eu se pudesse comprava um Hummer H2...aquele mesmo que tem cá à venda. Mas a vida de estudante não dá para tanto..eheh

    ResponderEliminar