Hummer em Portugal

Hummer em Portugal

Desde 2003 que a Hummer tem uma presença que embora tímida se sente em Portugal.
São muitos os Foruns e sites onde se discute e debatem assuntos relacionados com Hummers que circulam nas nossas estradas e na maioria deles podem-se encontrar muitas informações incorrectas, assim como em artigos em revistas de carros ou mesmo em jornais. Para muitos os Hummers ainda são uma marca que só conta com uma dúzia de carros em Portugal, mas a realidade é outra.
     Na nossa base de dados onde figuram quase todos os Hummers "Portugueses" já são cerca de 60 representantes no País e de todos os modelos.














Outro erro comum é a existência de representantes oficiais da marca em Portugal. Não existe nem existiu nenhum representante oficial em Portugal embora existam sim stands que importaram estes carros para Portugal onde depois são legalizados. Devido à elevada cilindrada e emissões de CO2 destes veículos a legalização pode ser o mesmo preço pago pelo carro no estrangeiro, ou seja o valor pelo qual se adquire o carro pode subir para o dobro.
No entanto um comprador de um Hummer que entenda o porquê de ter um, sabe que vale a pena.

Não é preciso uma razão lógica para ter um, assim como não é preciso ter uma razão também ela lógica para ter um Lamborghini ou um Bugatti. Muitas são as frentes de onde a Hummer sempre teve que enfrentar ambientalistas e duras criticas em relação aos consumos dos modelos da marca. Grandes consumos e elevadas emissões de CO2 são as manchetes de todos os textos que abordam este assunto. Mas eu pergunto-me, e os outros supercarros? Os carros de alta cilindrada que atingem velocidades estonteantes?
Esses carros, com consumos iguais ou mesmo superiores aos de um Hummer, e que em muitos casos com emissões de CO2 também elevadíssimas, já ninguém refere nos seus graves mas curtos e desinformadas desabafos. A classe de carros que referi, onde se encontram quase todos os Lamborghini, Maybachs e Ferraris, oferecem com os mesmos consumos que um Hummer, nada mais do que apenas grandes velocidades e desenvolvimentos do carro. Na maioria das estradas mundiais os limites de velocidade nem permitem que se desfrute realmente do potencial destes carros, onde para tais comportamentos se rouba na visibilidade e espaço nos carros e onde na maior parte das vezes quem realmente os guia a grandes velocidades em estradas públicas não tem mãos para estes mesmos. Um Hummer, com os mesmos consumos, oferece espaço, conforto, muita segurança, capacidades TT e "estilo", assim como quem compra muitos dos supercarros. O melhor, é que o que o Hummer oferece dá para usufruir na margem da lei e só torna o ambiente que o rodeia num ambiente mais seguro. Um Hummer se bater faz moça sim, mas também um Ferrari que vá dos o aos 100 em 5 segundos, onde a maior parte dos condutores faz questão de mostrar a quem o rodeia. Do Hummer H1 foram apenas feitas 12.000 unidades tornando-o num carro exótico, quase de colecção, daí não ser usado todos os dias e ter tão poucas unidades. O H2, que mesmo assim já tem consumos mais racionais, gasta tanto como muitos dos grandes BMWs e Mercedes  da classe M e AMG que têm muitas mais unidades a circular. No entanto parece que ninguém canaliza a sua raiva e frustrações em relação à poluição ambiental para estes carros, mas sim apenas para carros como o Hummer. Se for para observarmos com racionalidade, um Hummer torna-se mais prático e por si só racional, que um supercarro. Não tenho nada contra os carros de excelência como Lamborghinis e Ferraris, mas prefiro gastar 30 l/100km num Hummer que me oferece espaço, conforto, capacidades TT e segurança, em vez de gastar num carro que dá 300km/h e que se lhe der o devido uso acabo ou sem carta ou num acidente envolvendo alguém inocente. Por isso sim, fico-me pelo Hummer. FM

Hummer, Like Nothing Else