Hummer

História da Hummer



Tudo teve inicio em 1979. A AM General começou a trabalhar num projecto preliminar da Série M998, o High Mobility Multi-Purpose Wheeled Vehicle (HMMWV), que se  pronuncia Humvee) .Um carro de 3.5 toneladas destinado a substituir o M151 e outros veículos ligeiros tácticos usados pelo exercito. O Exército dos Estados Unidos da América  e a AM General acordaram um contrato para o  protótipo em 1981 e para o desenvolvimento e teste operacional do mesmo, que foi realizado durante um período de cinco meses em 1982 no deserto do Nevada. Este veículo Precisava ser robusto para ir a lugares que desafiavam a imaginação e deveria durar no mínimo 12 anos debaixo das condições climáticas mais severas.
Em março de 1983, AM General teve um ganho inicial de 1,2 biliões de dólares pelo contrato com o exército para produzir 55.000 veículos blindados que seriam entregues em cinco modelos básicos e 15 diferentes configurações ao longo de um período de cinco anos. O Exército aumentou gradualmente a sua frota, com mais de 15.000 veículos adicionais, elevando o fim total do contrato a 70.000 Humvees avaliada em 1,6 biliões de dólares.

O Humvee, ao contrario de muitos outros veículos, oferece velocidade excepcional, mobilidade e agilidade fora do comum e é construído sobre uma plataforma multi-encaixe, que acomoda uma ampla gama de configurações e opções de carroçaria. Todos os têm como recurso tracção ás 4 rodas a tempo inteiro e suspensão independente. Os são actualmente usados pelo Exército dos Estados Unidos, pela Marinha, pela Força Aérea e em forças militares em mais de dezenas de outros países, incluindo Portugal.

Em 1983 a LTV Corporation comprou a AM general, e em 1984 a sede da AM General foi transferida da American Motors AMTEK para Livonia, no Michigan e 2 anos depois para South Bend, no Indiana onde as operações iniciais de construção estavam localizadas.



A 2 de Janeiro de 1985, AM General lançou o primeiro Humvee da linha de montagem das suas novas instalações em South Bend.

A produção do Humvee nesta fabrica foi concluída em 1989 e esta passou para Chippewa Avenue, no Indiana.

Em agosto de 1989, o Exército e a AM General fizeram um novo contrato de vários anos para a produção contínua de mais de 33.000 veículos blindados. O valor total do presente contrato, foi de aproximadamente 1 bilião de Dólares.

Em 1994 realizou-se um contracto adicional referente á construção e entrega de mais 31.474 Humvees a partir de 2000 e até 2007 quando cessou a sua construção definitivamente.

No total, mais de 175.000 Humvees foram entregues ás Forças militares dos Estados Unidos da América e a mais de 50 outros países por todo o mundo.

O humvee ganhou reputação no Panamá onde foi importantíssimo, e também na operação Desert-Storm em 1991, onde cerca de 20.000 veículos operaram.
Mais recentemente Humvees são usados em cenários como a Somália, Afeganistão e Iraque.

Em Abril de 1992, a Grupo Renco Inc.comprou a AM General Corporation LTV e nesse mesmo ano anunciou e lançou o primeiro carro que era nada mais que uma versão civil do Humvee, denominado de HUMMER.









Desde logo a marca teve sucesso nas suas vendas usando como slogan “ The American Legend” e teve como vantagens os óptimos desempenhos fora de estrada, a robustez e a sua beleza fora do normal, embora a maior desvantagem deste carro fossem os seus consumos, cerca de (35 l/100 kms).

Em 1999 a AM General contratou a General Engine Productions (GEP)  para a produção dos gigantes motores do Hummer, os 6,5 litros a Diesel.
Já em Dezembro de 1999, a AM General e a General Motors acordaram na construção conjunta e venda do Hummer, mas em 2000 a General Motors adquire por completo a marca Hummer, baptizando o seu único modelo até á época como H1.

Em 2002, a GM, agora responsável na totalidade pela Hummer, começa a construção do H2, um Hummer de menores dimensões (em largura e cumprimento)

Em 2005, a marca Hummer lança um modelo novo, o H3, ainda mais acessível á vida numa cidade.

Em 2009, a marca ganha de novo vida com o lançamento de H3t, um H3 em versão pick-up.

Infelizmente, depois de ver falhadas as negociações de venda da marca com a chinesa  tengzhong, a GM anuncia o fim da marca Hummer. Uma curta vida para uma marca de carros, apenas 18 anos, mas que reuniu mais fãs e tornou-se mais reconhecida e adorada que muitas marcas com muitos mais anos de existência.